"Sua vida bem planejada"
BLOG | “Natustrial”: a união dos estilos natural e indus

É possível, de forma harmônica, mesclar toda beleza do natural com toda a interferência do industrial? Acredite: sim, e muito. Enquanto as tendências dos estilos natural e industrial caminhavam até então separados, com ambientes pendendo sempre mais para um lado ou para o outro, uma nova tendência, confirmada na Feira de Milão deste ano, entra em cena: o “natustrial”.

O termo, entre aspas de propósito (combinação das duas vertentes), foi destacado por Alexandre Chiquiloff, gerente de design da Impress Decor Brasil, na matéria “iSaloni 2017: uma análise by Impress Decor Brasil” (clique para ler o conteúdo).

“Os ambientes deixam de ser 100% industriais e começam a mesclar com os elementos naturais. Esta simbiose estamos chamando de Natustrial”, afirma. Além de Milão, outras feiras de 2017 apresentaram a mesma perspectiva, como a Maison et Objet, em Paris, França, e a Stockholm Design Week, em Estocolmo, na Suécia.

Exemplos
A arquiteta Leticia Kunow e o designer e artista plástico Henning Kunow decidiram aderir a essa mistura dos estilos industrial e rústico em seu apartamento na Vila Izabel em Curitiba (PR). A decoração lembra os antigos galpões norte-americanos de 1950 e ao mesmo tem um toque aconchegante das casas de campo.

Na sala de estar, por exemplo, foi usado o concreto de ponta a ponta, mas para não deixar a área tão fria, eles decidiram usar peças de madeira Feijó e peças rústicas de madeira maciça (confira reportagem do jornal Gazeta do Povo).